top of page

DA COREIA PARA O BRASIL: O TAEKWONDO

  • Ana Flávia Barros
  • 1 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Velocidade e concentração são elementos fundamentais para a realização dessa prática

Caminho dos pés e das mãos. Esse é o significado da arte marcial coreana fundada pelo general Choi Hong Hi, que a desenvolveu com base nas técnicas do caratê, son bak gi e taek kyeon. Ela teve início no Brasil na década de 70 e vem se popularizando desde então, principalmente após sua participação nos Jogos Olímpicos de 1988.

O Tae = pernas ou pés + Kwon = mãos ou luta + Do = caminho ou disciplina, para muitos, é mais que uma prática esportiva, se torna uma filosofia de vida. As técnicas aprendidas vão além do tatame e são utilizadas no dia-a-dia dos atletas. Isso porque além dos treinos e das competições, os participantes adotam práticas cotidianas comuns.

Observar as regras do Taekwondo, respeitar os instrutores e os superiores, nunca fazer mau uso do Taekwondo, construir um mundo mais pacífico e ser campeão da liberdade e da justiça, são alguns dos mandamentos dos taekwondistas. Cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável são os princípios desse esporte.

A Confederação Brasileira de Taewkwondo (CBTKD) é o órgão que administra essa modalidade no Brasil, filiada a outras instituições, como a Federação Mundial de Taekwondo, também conhecida como World Taekwondo, responsável pela criação e fiscalização das regras, realização de competições e de eventos dessa modalidade.

POOMSAE

Movimentos de defesa e ataque pré-programados e praticados pelos atletas. Além do esforço físico é necessário um esforço mental. Cada faixa possui seus poomsaes, e os alunos os praticam durante o treino, nos exames de faixa e nos campeonatos (que não se restringem apenas a luta).

As competições de poomsae podem ser individuais (avaliação que une a concentração, a coordenação e a precisão do praticante) ou em grupo (avaliação que prioriza a sincronia dos participantes).

COMBATE

Eles envolvem os pés (chutes) e os braços (impedir os ataques). A proteção dos participantes depende de uma série de utensílios que promovem maior segurança para os atletas.

O objetivo é acertar as áreas coloridas (vermelha ou azul) do adversário, ou seja, a cabeça e o tórax, adicionando pontos à medida que acertam. As técnicas utilizadas variam de acordo com o treinamento do atleta, sendo empregados saltos e giros nos chutes.

Durante a competição é importante lembrar que o atleta deve manter sempre a sua guarda/postura.

Foto: Divulgação/ Estadão

QUEBRAMENTO

É uma modalidade dentro dessa arte marcial que já faz parte dos campeonatos. Consiste basicamente no atleta quebrar algum material, por exemplo, madeira e telha. É necessário concentração, impulso e precisão para executar a tarefa.

Foto: Divulgação/ Info Taekwondo

DEFESA PESSOAL

Técnicas transferidas ao atleta para que consiga se defender de determinados ataques em qualquer momento, qualquer lugar e em qualquer posição (em pé, sentado, deitado). Esses movimentos estão relacionados à autodefesa e o taekwondista não deve aplica-lo de outra forma além de proteção à própria vida.

Acompanhe a história de três atletas e a relação com esse esporte:

Comments


© 2017 por DESPORTIVO

bottom of page