top of page

DA BOLSA DE ESTUDOS À PROFISSÃO: O HANDEBOL NA VIDA DE PEDRO

  • Fernando Castro
  • 5 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Que o esporte tem a capacidade de mudar vidas todo mundo deve saber. No entanto, os rápidos êxitos na vida do atleta Pedro Lins, certamente, chama a atenção de qualquer pessoa. Estudante de Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, Pedro começou no mundo do esportes em 2007, aos 12 anos, quando matriculou-se para treinar handebol na Escola Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela. Seu bom desempenho chamou a atenção de uma professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), sendo convidado em 2009 para compor o time da Instituição.

Após passar um ano no IFPE, em 2010, Pedro foi selecionado para a Escola de Handebol do Clube Português. Além de treinar pelo Clube, o atleta foi contemplado com uma bolsa de estudos em uma escola privada na Zona Oeste do Recife até o 2º ano do Ensino Médio. No entanto, ao completar 18 anos, foi impedido de prosseguir os estudos na referida instituição em virtude da idade.

Apesar da dificuldade em ter que mudar de escola de forma brusca, Pedro não desistiu dos estudos e do esporte. “Tive que fazer tudo a toque de caixa, não podia perder tempo e ainda tinha que dar conta do handebol, porque independente de bolsa, eu tinha um comprometimento com o esporte e o time naquele momento”, relembra. Mesmo com os problemas que enfrentou com os estudos, Pedro concluiu o Ensino Médio e decidiu focar em seu futuro no esporte.

O atleta participou de vários campeonatos ao longo da sua trajetória, e após ter sido aprovado no vestibular em 2017, o atleta permaneceu ainda mais empenhado em seu objetivo no handebol.

Pedro (2º à esq.) durante campeonato de handebol. (Reprodução/Facebook)

Atualmente, Pedro encontra-se no 2º período do curso de Educação Física e recentemente o papel do atleta no handebol passou por certa mudança, em virtude dos estudos e da sua experiência no esporte. Hoje, o estudante realiza estágio no Clube Português, auxiliando nas aulas da equipe de handebol para crianças de 05 a 15 anos.

Para Pedro, a experiência tem sido extraordinária, principalmente pela harmonia entre os estudos da Universidade e as aulas que realiza na Escola de Handebol para os mais novos.

“Busco através das minhas aulas aplicar ao contexto do handebol tudo o que vejo em sala, porque para mim é uma coisa só. Não divido faculdade com escolinha de handebol, tudo isso é um aprendizado só”, afirmou.

Segundo o estudante, o handebol é uma via onde pode é possível contribuir de várias formas para as crianças, além das práticas em si. “Dá pra desenvolver muita coisa no futuro delas, primeiramente a relação social entre eles, que é o mais básico, pois muitas crianças são difíceis de socializar e lá a gente vê que forma amizade, então isso é ótimo”, destacou.

A prática do esporte colabora com o desenvolvimento da saúde das crianças. O cuidado exige empenho e responsabilidade com o corpo e a alimentação. “Eles progridem a sua coordenação motora e através do handebol vão trabalhando suas habilidades físicas e conhecendo melhor seu corpo, verificando suas limitações e cuidando da saúde desde cedo”, ressaltou.

Através do estágio no Clube Português, Pedro ressaltou que busca a sua profissionalização na área do handebol.

Pedro (1º à dir.) ao lado dos atletas mirins no Clube Português. (Reprodução/Facebook)

留言


© 2017 por DESPORTIVO

bottom of page