EXERCÍCIOS PRÁTICOS E SAUDAVÉIS
- Wanda Nascimento
- 31 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Exercícios que cabem no bolso: caminhar, correr e pedalar
Nessa onda fitness, a ideia e fazer atividade física. Desmistificar o sedentarismo e a terrível sensação de acomodação que, atualmente, perturba muita gente. Geralmente, academia de ginástica tem alto custo e nem sempre o bolso está tão folgado assim. Diante desta dificuldade, que tal caminhar, correr e pedalar?
A personal e fisioterapeuta Simone Silva dá ótimas dicas para melhorar a saúde e a qualidade de vida. “Geralmente, deve-se praticar atividade física em horários de sol mais ameno. Pode ser cedo pela manhã, no final da tarde ou quem sabe até a noite. É possível sempre achar uma "brechinha" no horário para queimar as tão famosas calorias. Qualquer atividade física escolhida irá melhorar a sua forma física. Não há como responder qual é o melhor exercício, pois isso depende de cada indivíduo. Nosso objetivo é orientar a prática de qualquer atividade física, para melhorar a sua saúde. Então, caminhe um dia, corra ou pedale”, orienta Simone.

Personal e fisioterapeuta Simone Silva/Acervo Pessoal
A personal orienta que correr é um exercício que queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, por exemplo. A diferença diminui se o ritmo da pedalada for mais intenso. Correr parece ser fácil mas requer cautela por demandar um esforço maior.
A sobrecarga da corrida recai especialmente para os joelhos, mas oferece mais benefícios se comparado ao ciclismo ou caminhada. Correr pode ser uma atividade praticada em esteiras para os que não gostam de sair ou não têm locais adequados por perto. Simone enfatiza que as atividades físicas ao ar livre são mais eficazes e recomendáveis na melhoria da saúde mental uma vez que o contato com elementos da natureza contribui para a troca de energias e vibrações.
“Se o indivíduo respeitar os seus limites indo da caminhada rápida para a corrida alternadamente moderada, sem dúvida, a resposta do organismo será positiva. É uma orientação que muitos médicos recomendam. Por exemplo, uma pessoa com 80 kilos irá queimar cerca de 1000 calorias em uma hora de corrida. Ressaltando sempre o acompanhamento de profissionais da saúde: cardiologista, nutricionista, entre outros. Sair por aí correndo sem orientação não é legal”, afirma Simone.
Andar a pé é o mais fácil para o corpo, cansa menos e exige menos do organismo. Para esta atividade, deve-se usar tênis com amortecedores, visto que aliviam a sobrecarga de massa corpórea nos pés. Roupas leves, de preferência com proteção UV, filtro solar, e muita água para hidratar também são recomendações. Contudo, leva-se em conta a distância que vai ser percorrida.
A caminhada geralmente oferece menos benefícios metabólicos do que andar de bicicleta ou correr. Simone orienta que caminhar cerca de 30 minutos por dia reduz o risco de adquirir patologias. Para as pessoas que não têm o hábito de realizar exercícios físicos há muito tempo, caminhar é uma ótima opção. Funciona como uma espécie de “exercício de entrada” para ativar a circulação sanguínea e movimentar os músculos adormecidos pelo sedentarismo.

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA
Auxilia no tratamento da osteoporose;
Reduz a pressão arterial;
Combate a depressão;
Auxilia no controle do colesterol;
Melhora a qualidade do sono;
É aliada no controle da diabetes;
Emagrece e equilibra o peso;
Protege contra derrame e infarto.
PEDALAR
A queridinha dos finais de semana nos parques e calçadões é a bicicleta. A prática elimina gorduras localizadas, combate a celulite e trata a flacidez. “Pedalando em uma velocidade constante, de 18 a 25 km/h, a pessoa queima cerca de 850 calorias. Enquanto que caminhando gasta-se cerca de 360 por hora”, orienta Simone.
O ciclismo é um exercício de baixo impacto uma vez que pedalar não força muito o corpo, apenas faz bem à saúde. Entretanto, também requer alguns cuidados normalmente com o quadril e com os músculos das pernas, bastante utilizados. É um exercício de corpo inteiro. Andar de bicicleta é fácil e ainda melhora a coordenação motora. A atividade envolve todo o corpo, portanto, braços, pernas, mãos, e ainda favorece o reflexo, reduzindo o tempo de reação a alguma adversidade, detalha. “Escolha um local agradável para pedalar. Essa pode ser uma oportunidade perfeita para você romper o estresse da rotina diária. Para estar em forma e saudável, é necessário que você mantenha uma vida ativa, isso todos nós sabemos,” reforça.

BENEFíCIOS DE PEDALAR
Melhora a coordenação motora;
Reduz o nível de obesidade;
Combate doenças cardíacas;
É um excelente exercício para combater o câncer;
Auxilia no diabetes;
Ativa a parte óssea, combatendo a artrite.
"A atividade física é fundamental para todos, independente da idade, garantindo um corpo saudável e um grande bem-estar". O Doutor Drauzio Varella orienta como fugir do sedentarismo:
Comentários