EXERCÍCIO PODE SER O REMÉDIO PARA OBESIDADE
- Wanda Nascimento
- 17 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
A doença não para de crescer no Brasil. Confira dicas de como combatê-la:
No Brasil, ao longo de 10 anos, o índice de obesidade passou de 11,8% (2006) para 18,9% (2016). Isso significa dizer que a cada cinco brasileiros, um é obeso. Os dados são do Ministério da Saúde e fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais do país. Os indivíduos entre 25 a 44 anos são os que mais sofrem com a doença – que pode desencadear no aumento de outras, como a diabetes e a hipertensão.
Mas, afinal de contas, o que é a obesidade, e quais os riscos que ela pode causar a saúde? A nutricionista Weidma Moura traz a resposta:

“Obesidade é, nada mais nada menos, do que o excesso de gordura no corpo, causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação. Se acumulada de maneira exagerada ao valor necessário usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia, pode acarretar graves patologias (diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia, derrame, entre outras). Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético”, explica.
“Quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso e excesso de peso pode levar à morte”, alerta. “Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser. Não há soluções de curto prazo para a obesidade. Por causa do risco envolvido, é bom que você perca peso, mesmo que não esteja se sentindo mal agora. Se perceber que o seu corpo não está rendendo o suficiente, procure o médico o mais rápido possível para começar um tratamento clinico”.

Além da dieta, o exercício físico pode ser uma alternativa para a diminuição do peso.
O personal trainer e professor de educação física Inaldo Cordeiro, fala da obesidade e da importância da prática de exercícios para o fim do sedentarismo.

Quando a dieta e a atividade física não resolvem, intervenções como a cirurgia bariátrica são indicadas para solucionar a doença.
Foi o caso do empresário César Lins, 48 anos, pesava 170 quilos antes de se submeter ao procedimento de cirurgia bariátrica, em agosto de 2016. Um ano e 3 meses após a cirurgia, está 90 quilos mais magro. Hoje em dia, César, opta por hábitos de vida saudáveis e a prática regular de atividades físicas. "Obesidade é uma doença grave e é necessário, que as pessoas fiquem atentas quanto a isso", declara.
Ele pediu para não mostrar a imagem, mas você pode conferir o seu depoimento emocionante clicando no player:
Comentarios