top of page

ZUMBA, A DANÇA ESPORTIVA

  • Wanda Nascimento
  • 27 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Ritmos latinos aliados a exercícios físicos ajudam a perder peso e a melhorar o condicionamento físico

Elas estão por todos os cantos da cidade. As academias de ginástica têm se tornado as queridinhas do momento. Jovens e adultos as procuram em busca de queimar gordura. Haja fôlego e foco para dar adeus às famosas dobrinhas.

A busca do tão falado corpo perfeito custa dedicação e alguns sacrifícios. No entanto, exercícios e treinos forçados estão abrindo espaço para a dança. A moda agora é entrar no ritmo da Zumba, que além de queimar calorias, traz saúde para o corpo e para a mente. O site Guia Saúdero ressalta um estudo realizado pela Universidade de Kingston, na Inglaterra, onde mulheres sedentárias e com sobrepeso, submetidas à dança, tiveram uma significativa redução de gordura corporal, além de melhorar a aptidão física e o bem-estar emocional. Os testes foram feitos uma vez por semana, durante dois meses.

Professora de educação física, Bianca Marinho/Acervo Pessoal

Para quem quer modelar as curvas, tonificar as pernas, melhorar a postura mas não pode ir até as academias pode agora ter resultados semelhante na própria casa. Seja na sala, no quarto, na área de serviço, na cozinha ou qualquer outro comado, o que vale é requebrar o esqueleto com a Zumba – programa fitness que mistura vários ritmos latinos, como o mambo, merengue, reggaeton, salsa e samba, através de exercícios próprios do treino cardiovascular, afim de melhorar o condicionamento físico de quem pratica. – “A intensidade e duração irá contribuir muito para isso. Para quem duvida ainda que dançar emagrece, vale lembrar que com essa atividade física se tem as três principais maneiras de obter a boa forma, ou seja, aeróbica, muscular e flexibilidade. Além de ser uma atividade lúdica, pois ajuda a melhorar o corpo esteticamente, sem ser uma atividade ‘pesada’ de academia”, reforça a profissional de educação física, com especialização em Ginástica Rítmica e Artística, Bianca Marinho.

Surgido na década de 1990, na Colômbia, o programa de dança já está presente em mais de 150 países. Há 11 anos, tornou-se marca registrada. Seu criador, o coreógrafo Beto Pérez, fundou a empresa Zumba Fitness LLC, licenciando academias e instrutores a produzir vídeos que promovam a dança no chamado mercado de physical fitness.

A queima de calorias é proporcional à energia que é exigida durante a dança.

O que dizem os adeptos à Zumba?

コメント


© 2017 por DESPORTIVO

bottom of page